sexta-feira, 13 de junho de 2008

Fernando Pessoa - 120 anos

Hoje, 13 de Junho 2008, Fernando Pessoa faria 120 anos. Faria, faz e continuará sempre a fazer.
O meu poeta favorito de sempre e para sempre, o grande, o maior, o génio.

Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: <>
Deus sabe, porque o escreveu.

Fernando Pessoa

Sou o fantasma de um rei

Sou o fantasma de um rei
Que sem cessar percorre
As salas de um palácio abandonado...
Minha história não sei...
Longe em mim, fumo de eu pensá-la, morre
A ideia de que tive algum passado...

Eu não sei o que sou.
Não sei se sou o sonho
Que alguém do outro mundo esteja tendo...
Creio talvez que estou
Sendo um perfil casual de rei tristonho
Numa história que um deus está relendo...

Fernando Pessoa


Beijinhos ***

2 comentários:

Anónimo disse...

Tambem e o meu poeta favorito :D Ele e o maior ele e todos os heteronimos que veem com ele lol

Ana Margarida Pinheiro disse...

Eia sou apaixonada por essa pessoa =D